Água é bombeada através de um tubo de 15,0 cm de diâmetro, do rio Colorado até Grand Canyon Village, situada na borda do desfiladeiro. O rio está a uma elevação de 564 m e a vila a uma elevação de 2096 m. a) Qual é a pressão mínima na qual a água deve ser bombeada para chegar à vila? b) Se 4500 m3 forem bombeados por dia, qual será a velocidade da água no tubo? (nota: Você pode pressupor que a aceleração gravitacional e a densidade do ar são constantes nessa faixa de elevações.) Resp. (15,01 ...
↧
Hidrodinâmica (Levar água do rio pra a cidad
↧
Hidrodinâmica Bombas Eletricidad
Poderam me ajudar...
(Mack - 2001) - Uma bomba eleva uma quantidade de água, M, de 4,0 kg, a uma altura de H = 1,7 m a cada segundo. O líquido está inicialmente em repouso e, ao final do processo, está se movendo a V = 4,0 m/s. Se a potência elétrica utilizada pela bomba é 0,50 kW, qual será seu rendimento?
Dado: g = 10 m/s2
(A) 50%
(B) 42%
(C) 20%
(D) 15%
(E) 10%
GAB C
(Mack - 2001) - Uma bomba eleva uma quantidade de água, M, de 4,0 kg, a uma altura de H = 1,7 m a cada segundo. O líquido está inicialmente em repouso e, ao final do processo, está se movendo a V = 4,0 m/s. Se a potência elétrica utilizada pela bomba é 0,50 kW, qual será seu rendimento?
Dado: g = 10 m/s2
(A) 50%
(B) 42%
(C) 20%
(D) 15%
(E) 10%
GAB C
↧
↧
Vazão e fluxo
(fmabc-puc) Num funil, a área de entrada (A entrada) é 6 vezes maior que a de saída (A saída). Quando preenchido com água, esta escoa de modo que seu nível abaixa uniformemente. Quando esse nível diminui de uma altura h= 12cm, num intervalo de tempo de∆t= 3s , podemos afirmar que a velocidade (v saída) com que a água abandona o funil na saída e a vazão( Φ ) valem, respectivamente:
A) 6cm/s e Φ=( A entrada/ A saída)
B)16 cm/s e Φ=( A saída/ A entrada)
c)24 cm/s e Φ=( v saída . A saída)
D)1,5 ...
↧
Hidrodinâmica - UFPA
A figura abaixo representa um grande reservatório de água de uma represa, com uma canalização nele acoplada, cujas áreas das secções são 900 cm² em 1 e 600 cm² em 2.
Admita que a água possa ser considerada um fluido ideal e que escoe em regime permanente. Sabendo-se que a aceleração da gravidade vale 10 m/s² e que a pressão atmosférica é igual a 10^5 N/m², pede-se:
a) a velocidade, em m/s, com que a água flui no ponto 2
b)a vazão, em m³/s, da água
c) a pressão, em N/m², no ponto 1
Gabarito:
Spoiler:a)25 ...
↧
Questão de hidrostática
O tanque mostrado na figura abaixo está parcialmente cheio de água. A base do tanque é um quadrado cuja área é de 1 m². Uma de suas laterais é articulada. Considerando-se que a massa específica da água seja de 1000 kg/m³ e que a aceleração da gravidade local seja de 10 m/s², a magnitude da força, em kN, necessária para manter o tanque fechado será de:
a) 2/3
b) 4/3 ...
↧
↧
Uepa 2012 Hidrostática
O problema do fornecimento de água nas grandes cidades brasileiras tem levado muitas famílias a recorrer à instalação de pequenas caixas d’água para abastecimento doméstico. A figura abaixo mostra um reservatório desse tipo, com formato de paralelepípedo, possuindo capacidade para 500 L de água, sendo que a área da sua face S vale 7200 cm2. No orifício da caixa d’água (ponto A) foi adaptada uma tubulação que se estende até uma torneira (ponto B). O desnível entre os pontos A e B é de 5 m. Sabendo ...
↧
Força Gravitacional
Os planetas Júpiter e Marte interagem entre si através da interação gravitacional. A massa de Júpiter é bem maior do que a massa de Marte. Embora a massa de Júpiter seja maior do que a de Marte, a intensidade da força gravitacional que Marte exerce sobre Júpiter, em relação à força gravitacional que Júpiter exerce sobre Marte, é:a) igual, pois as forças de interação têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostosb) igual, uma vez que a força gravitacional entre os dois planetas não depende ...
↧
Braço de uma força e mecanismo hidráulico

Bem, eu não tenho o enunciado original da questão, mas basicamente é o seguinte... Há uma força de 10N aplicados na ponta esquerda, uma marcação de um ponto fixo ao final dessa alavanca (a questão diz que é um ponto fixo) e preso ao meio (10, 10) em um de área X. Essa força é transferida a outro de área 5X. Quer saber a força que chega do "outro lado".
Obrigado desde já...
↧
Pressão dos Gases
Um gás é confinado em um recipiente à pressão de 100cmHg e temperatura de 200K.Esse recipiente é aquecido de forma que sua temperatura suba para 600K. Determine a pressão do gás após o aquecimento sabendo que o reciipiente não teve alterações significativas de tamanho.
↧
↧
Questão sobre gás ideal

↧
Gás ideal
A figura ao abaixo mostra quatro caminhos em um diagrama ao longo dos quais um gás ideal pode ser levado do estado para o estado . Indique, em ordem decrescente, os caminhos de acordo com:a) A variação na energia interna do gás;b) O trabalho realizado pelo gás;
c) A magnitude da energia transferida como calor, , entre o gás e o meio externo.
↧
Questão sobre gás ideal
A figura ao abaixo representa um ciclo realizado por um gás ideal. A variação na energia interna do gás quando ele passa do estado a para o estado c ao longo do caminho abc é-200 J. No processo c→d,180 J, de calor são absorvidos pelo gás. Uma transferência adicional de 80 J, também sob a forma de calor, é feita para o gás no processo d→a. Quanto trabalho é realizado pelo gás no processo c→d?

↧
densidade do corpo..................
Um corpo de cobre tem a forma de uma casca esférica de raio interno R1: 4,00 cm e raio externo R2: 10,0 cm ( a parte interna é oca). Calcule a densidade do corpo sabendo que a massa específica do cobre é 8,92 g/cm^3 . Dado:volume da esfera: 4/3 piR^3 .
↧
↧
empuxo
m corpo, de peso p, foi amarrado a uma corda que, por sua vez, estava presa no fundo de um recipiente. Em seguida, o recipiente foi preenchido com um líquido. Depois de certo tempo, o corpo estava em equilíbrio e a corda ficou esticada, sofrendo uma tração de intensidade T.
Nessa situação, o empuxo do líquido sobre o corpo é igual a
a) p
b) p+T
c)p-T
d) T
↧
Barco flutuando
Um barco navega equilibrando-se com uma fração do seu volume externo mergulhado na água
de um rio.
Nessas condições, é correto afirmar:
A) A densidade do barco é igual à da água do rio.
B) A densidade da água do rio é menor do que a do barco.
C) A densidade do barco é menor do que a da água do rio.
D) O empuxo aplicado no barco é maior do que o seu peso.
E) O peso do barco é maior do que o empuxo aplicado nele.
Não entendi, se a densidade da água é maior isso não implica em maior empuxo ...
↧
questão - trabalho de um gás
(Vestibular Souza Marques - RJ - 2014)
Um recipiente cilíndrico de seção uniforme e termicamente indilatável é provido de um êmbolo que pode deslizar em seu interior com atrito desprezível.
O recipiente contém 5 moles de um gás ideal a 27°C, estando o êmbolo a 10 cm da base.
Aquece-se o gás muito lentamente (de modo que a pressão permaneça constante durante o processo) até que o êmbolo suba 1 cm, como ilustra a figura.
Considere a constante universal dos gases ideais
R = 2 cal/mol.K. ...
↧
Equação de Bernoulli
O diâmetro da seção de saída de uma torneira é 18mm e o jato d'água descarregado apresenta um diâmetro de 8mm a 0,6m da torneira. Determine a vazão de água neste escoamento. (R: 0,178L/s)
Muito obrigado quem puder ajudar.
Muito obrigado quem puder ajudar.
↧
↧
Pressão máxima
O vazamento de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, é uma alerta para corrigir
o despreparo, tanto de empresas quanto de órgãos de controle, visando aos desafios do
pré-sal. Segundo fontes, o robô utilizado tinha capacidade limitada de atuação a uma profundidade
de 1200 metros.
Com base nas informações e considerando-se a pressão atmosférica, o módulo da aceleração
da gravidade e a densidade da água iguais a 1,0.105Pa, 10,0m/s2 e 1,03g/cm3, respectivamente,
a pressão máxima sobre ...
↧
equilibrio termico
23
Um cilindro de paredes rígidas contém inicialmente
n moles de um gás ideal em equilíbrio térmico a
temperatura ambiente.
Nessa situação, verifica-se que a pressão no interior do
cilindro é P. Adiciona-se ao cilindro uma quantidade extra
de gás até que, restabelecido o equilíbrio térmico, a
pressão em seu interior seja 4P e o sistema continue
à temperatura ambiente. Podemos afirmar que o número
de moles de gás adicionado ao cilindro nesse processo foi:
(A) 2n
(B) 3n
(C) 4n
(D) ...
↧
Equação de Bernoulli
Na figura abaixo, água doce atravessa um cano horizontal e sai para a atmosfera com uma velocidade v1 =
15 m/s. Os diâmetros dos segmentos esquerdo e direito do cano são 5,0 cm e 3,0 cm. (a) que volume de água
escoa para a atmosfera em um período de 10 min? Quais são (b) a velocidade v2 e (c) a pressão manométrica
no segmento esquerdo do tubo?
15 m/s. Os diâmetros dos segmentos esquerdo e direito do cano são 5,0 cm e 3,0 cm. (a) que volume de água
escoa para a atmosfera em um período de 10 min? Quais são (b) a velocidade v2 e (c) a pressão manométrica
no segmento esquerdo do tubo?

↧